O sushi é uma das comidas internacionais mais populares dos últimos anos. Come sushi com tanta frequência e percebe tanto desta especialidade que até já se considera um especialista? Confirme se é mesmo assim.
Há coisas que os verdadeiros apreciadores de sushi simplesmente não fazem.
O site Pure Wow falou com um chef de um restaurante japonês bastante popular e revela as oito coisas que os puristas apreciadores de sushi não fazem – certamente será culpado de pelo menos uma, não? Saiba quais são:
1. Colocar wasabi no molho de soja. Os chefs de sushi já colocaram a quantidade de wasabi consideram certa para criar o melhor perfil de sabor em cada peça de peixe. No entanto, se gosta de mais picante, o melhor é mesmo adicionar wasabi diretamente na peça de sushi e não no molho de soja, que vai mascarar o sabor.
2. Molhar o arroz no molho de soja. Não odeia perder todo o arroz do seu nigiri no molho de soja? Pois, os chefs de sushi destacam que o arroz já tem tempero e não precisa de ser molhado na soja. O que deve fazer é virar o seu nigiri ao contrário ou pegar-lhe com as mãos e molhar apenas a parte do peixe. Quanto à quantidade de soja que usa, os especialistas destacam que a taça só deve conter o fundo coberto de de molho de soja, não deve parecer uma piscina para mergulhar sushi.
3. Colocar os pauzinhos diretamente na mesa. Nos restaurante mais caros é normal ter uma peça de loiça só para pousar os pauzinhos, mas se não tiver um deve pousá-los na borda do prato ou no guardanapo, nunca diretamente na mesa.
4. Deixar os pauzinhos espetados numa taça de arroz. É considerado um ato desrespeitoso deixar os pauzinhos espetados em qualquer prato porque faz lembrar o incenso usado nos funerais e cerimónias na cultura japonesa. Também nunca esfregue os pauzinhos depois de os separar porque pode mostrar que considera que são baratos e podem conter farpas.
5. Comer gengibre juntamente com o sushi. O gengibre, ou gari, que é servido nos pratos de sushi serve para limpar o palato entre diferentes peças ou tipos de peixe. Deve começar por comer os peixes mais leves e brancos e terminar com os peixes mais ricos e gordos.
6. Comer futomaki antes do sashimi ou do sushi. Os rolos de sushi, chamados futomakis, só devem ser comidos depois do sashimi e das peças de sushi.
7. Comer rolos de sushi com 10 ingredientes. Os puristas do sushi apreciam e honram a simplicidade de cada ingrediente, por isso nunca comeriam um rolo com demasiados ingredientes.
8. Comer sushi com arroz integral. O arroz integral não é tradicionalmente usado para fazer sushi no Japão. O arroz branco, além de tradicional, é o ideal para fazer sushi que se derreta na boca.
Fonte: noticiasaominuto